5 dicas para perder o medo de viajar sozinho

É muito comum as pessoas adiarem tirar aquela viagem dos sonhos do papel por medo ou insegurança de viajar sozinho. Ter uma companhia em uma nova aventura pode trazer mais segurança e conforto, entretanto, viajar sozinho é uma experiência única que irá te proporcionar momentos incríveis.

Pensando nisso, separamos neste artigo algumas dicas de como perder o medo de fazer uma viagem solo, ou pelo menos, aceitá-lo e aprender a lidar com ele. Então, respire fundo, tenha calma e veja essas dicas infalíveis de como viajar sozinho!

Como lidar com o medo de viajar sozinho?

Reconhecer o medo é o primeiro passo para enfrentá-lo. Por isso, não deixar que ele te paralise e te faça deixar de viver os seus sonhos é muito importante. Apesar dos desafios, viajar sozinho não é um bicho de sete cabeças, basta você se planejar e se preparar para os possíveis imprevistos.

Hoje em dia, ficou ainda mais fácil se comunicar, encontrar lugares, falar com alguém e pedir ajuda, caso necessário. Logo, fique tranquilo e saiba: vai dar tudo certo. Principalmente se você seguir essas dicas:

1.   Comece viajando para lugares mais próximos

Claro que quando preparamos uma viagem, não planejamos ficar apenas no lugar. Entretanto, traz mais segurança saber que caso algo aconteça, você pode voltar para casa. Fazer a primeira viagem sozinho para um lugar mais próximo te trará a segurança necessária para perceber que as coisas podem dar certo e que viajar sozinho não é tão difícil.

Além disso, você irá construir confiança em resolver imprevistos e possíveis problemas que possam surgir no meio do caminho, sem se desesperar por estar muito longe de casa ou até em outro país.

2.   Pesquise o máximo que conseguir

Nada melhor para acalmar a ansiedade ou medo do que pesquisar bastante sobre o destino. Entenda sobre os meios de transporte do local, valores, horários, hospedagens, pontos mais frequentados, bairros, segurança, horário comercial e tudo que tem direito.

Abuse da internet e veja depoimentos de pessoas que já foram para o local e as sugestões dos melhores lugares. Aproveite também para montar um roteiro da sua viagem e do seu planejamento do dia a dia para facilitar, mesmo que apenas para se orientar.

Saber e conhecer sobre o destino é uma das melhores formas de se prevenir e evitar transtornos futuros, além de trazer mais segurança e confiança para explorar a região.

3.   Converse com os locais

Caso você esteja inseguro de ficar andando sozinho, pergunte aos locais para saber mais. Infelizmente, apesar de ter muita informação boa, algumas coisas na internet podem acabar diferentes ao chegar, portanto, nada melhor do que quem mora lá para fazer o relato ou sugestão.

Geralmente, pessoas que trabalham em recepções de hostel e hotel são ótimas para esse tipo de coisa. Peça a elas indicações de restaurantes, bairros mais seguros e coisas do tipo.

4.   Utilize aplicativos de viagem a seu favor

Atualmente os aplicativos tem ajudado cada vez mais e facilitado as viagens quando se trata de localização, transporte, preços, delivery e muito mais. Você consegue encontrar dicas de roteiro, reservar hotéis, ver o horário de funcionamento das coisas, comprar passagens, conseguir carona e se localizar de forma segura.

5.   Esteja conectado

Antes mesmo de fazer a viagem, verifique de qual forma você vai conseguir se manter conectado a internet. Existem diferentes planos e maneiras de garantir a sua conexão, como chip internacional ou pacotes pré-pagos, caso seja uma viagem internacional.

O acesso à internet traz inúmeras vantagens, como facilidade na comunicação, localização, horários e contato a todo momento com familiares e amigos.

Com essas dicas a sua viagem já será muito mais tranquila e segura. O medo de viajar sozinho acomete a maioria das pessoas, mas saiba que muitas outras já caíram nessa aventura e se apaixonaram com a experiência única.

Se você tem alguma dúvida ou dica para viagens solo, deixe nos comentários!

Você pode gostar...