Regras de bagagem: tudo o que você precisa saber

Estar atento às regras de bagagens e entender a política oferecida pela companhia de sua escolha é fundamental para evitar transtornos e gastos desnecessários. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) fez algumas mudanças nas regras de bagagens em 2017 para melhorar os serviços oferecidos aos passageiros.

Sem dúvidas, a bagagem é um dos pontos principais na hora de planejar a viagem, tanto o que levar, quanto às regras e limites permitidos. Para te ajudar, separamos neste artigo tudo o que você precisa saber para se programar e entender em detalhes como funcionam as bagagens antes de arrumar as malas! Confira:

O que são regras para bagagem?

As regras para bagagem são as determinações feitas tanto pela companhia aérea quanto pela ANAC, com regras que envolvem o peso da bagagem, tamanho e conteúdo permitido da bagagem de mão e despachada. Por isso, as regras podem mudar e você deve ficar atento para não precisar pagar nenhum valor extra.

O que é bagagem de mão e quais as regras?

A bagagem de mão se refere àquela que você pode levar dentro do avião. Por se tratar de uma bagagem menor, ela possui um limite de peso e tamanho inferior. Em nosso país, o limite desse tipo de bagagem são 10 kg, seja em voos internacionais ou domésticos.

Em relação ao tamanho da bagagem de mão, as empresas aceitam tamanhos de até 115 cm (somadas alturas, largura e profundidade), funcionando da seguinte forma: 55 cm x 35 cm x 25 cm (altura x largura x espessura).

Alguns itens não são permitidos serem carregados na bagagem de mão, como armas, produtos inflamáveis e explosivos, objetos cortantes e qualquer outro que possa apresentar riscos ao voo. Devido às horas de viagens passadas dentro do avião, objetos de valor e eletrônicos são recomendados para ajudar a distrair.

Quanto ao transporte de líquidos, a regra pode variar. Voos dentro do país permitem levar aerossóis de uso pessoal para higiene ou para uso médico, com no máximo 300 ml ou 300 g cada um. Em relação a perfumes, é permitido levar até 500 ml em cada recipiente e, também, bebidas alcoólicas em garrafas de até 1 litro, aceitando-se no máximo 5 litros no total.

Quanto aos voos internacionais as regras são diferentes e mais rígidas. Um exemplo é para os líquidos, em que o limite para qualquer frasco são 100 ml por frasco e 1 litro no total.

O que é bagagem despachada e quais as regras?

A bagagem despachada se trata das malas que ultrapassam o peso e tamanho da bagagem de mão e podem chegar até 23 kg.

Na bagagem despachada é permitido levar cosméticos e itens de higiene pessoal em quantidades superior ao permitido na bagagem de mão. Além disso, itens como utensílios para manicure e lâmina de barbear também são permitidos.

Fazem parte da lista de itens não permitidos objetos inflamáveis, venenos e radioativos.

O valor para despachar a bagagem está incluso na passagem?

As companhias aéreas não são obrigadas a incluir o valor do despacho da bagagem na passagem. Nesses casos, a companhia pode determinar o valor a ser cobrado e as condições, que devem ser explícitas já na compra da passagem.

Algumas companhias costumam incluir pelo menos um despacho de bagagem no valor da passagem em voos internacionais. Entretanto, é preciso ficar atento e verificar os termos sempre que for efetuar a compra. Caso sua bagagem ultrapasse os 23 kg, é possível dividi-lo e levar em duas bagagens, aumentando o valor do despacho.

Bom, esses foram alguns esclarecimentos acerca das regras de bagagem e as principais dicas. Lembre-se sempre de verificar as regras da companhia em que você comprou a passagem para não ter nenhum imprevisto no momento do voo.

Qualquer dúvida que você tiver sobre o assunto, deixe nos comentários e até a próxima!

Você pode gostar...